COMO COMPRAR IMÓVEL NÃO QUITADO E JÁ FINANCIADO – REFINANCIAR OU TRANSFERIR


LINKS PATROCINADOS

Muita gente que não está conseguindo pagar o financiamento do imóvel que adquiriu nos últimos anos está tentando recuperar aquilo que já pagou vendendo o imóvel não quitado. Isto é possível fazer mas é necessário que você como comprador tenha uma série de cuidados. Tem muita gente que prefere comprar imóveis não quitados e que já estejam financiados, normalmente são compradores experientes.

Uma das formas de compra de imóvel já financiado é quando o comprador refinancia o imóvel no banco em que é cliente. Também pode transferir o financiamento já existente para o seu nome. Outra possibilidade é fazer um acordo informal com o vendedor que muitos chamam de “contrato de gaveta”, por meio do qual o financiamento continua no nome do proprietário original, mas o comprador passa a pagar as parcelas, com certeza esta última é a mais arriscada e menos recomendada, mesmo que o comprador e o vendedor sejam parentes ou amigos.

Se alguém te oferece um imóvel já financiado, a primeira coisa que você precisa fazer é verificar junto ao banco as condições do financiamento contratado pelo vendedor. Você precisa saber a taxa de juros e valor das prestações, tarifas, precisa ler o contrato que foi assinado.

Uma possibilidade é tentar transferir o financiamento para o novo comprador. Só que é importante verificar que neste caso as condições do financiamento serão as mesmas de quando o contrato original foi assinado. Observe que recentemente ocorreu uma queda na taxa de juros, hoje existem maiores facilidades para o financiamento se comparado a anos anteriores, sem contar todos os custos que envolvem o processo.

Outra possibilidade seria partir para o refinanciamento junto ao banco que você já tem conta bancária, onde você já tem uma boa relação. O refinanciamento pode significar condições de financiamento melhores. O ideal é que você sempre entre em contato direto com o banco para verificar se realmente existe a possibilidade de realizar o negócio. Cada banco tem seu contrato, tem suas condições, tem suas tarifas, taxas, normas, e isto precisa ser verificado caso a caso.

Mesmo quando o crédito liberado pelo banco, existe a possibilidade de o imóvel não passar na vistoria do banco. Toda a documentação do imóvel precisa estar regularizada. Cuidado com imóveis que estão com preço muito abaixo do preço de mercado. É importante pedir ao proprietário uma averbação de promessa de compra e venda na matrícula do imóvel no cartório de Registro de Imóveis. Caso outro interessado tenha feito isso, a preferência de compra será dele.

As únicas formas legais de se comprar um imóvel já financiado é através do refinanciamento ou a transferência. Mas muita gente acaba optando pela compra através de meios que não tem valor legal que normalmente é chamado de contrato de gaveta. Muitas vezes isto é feito por pessoas que tem dificuldade de conseguir crédito. Com isto muitos compradores estão dispostos a pagar o valor das parcelas que restam, mas o financiamento continua no nome do vendedor. Exemplo: Vamos supor que o imóvel tenha custado 200 mil e o atual proprietário já tenha pago 100 mil. O comprador vai assumir a dívida que está em nome do atual proprietário. E quem está disposto a fazer isto são aqueles que precisam comprar um imóvel com urgência mas não possuem condições de ter crédito liberado junto aos bancos pois podem ter restrições, podem estar com nome sujo.

Só que esta situação pode gerar diversos problemas. Para quem está vendendo o imóvel, se o comprador falecer, ele terá que reassumir a dívida, lidar com outros possíveis moradores do imóvel e todo ano será obrigado a declarar no Imposto de Renda um bem que na prática não lhe pertence mais. Já se o proprietário do imóvel falecer, o comprador terá que entrar na justiça com uma ação de usucapião, direito que o comprador adquire em decorrência do uso da casa ou apartamento.

O fato é que nunca devemos comprar um imóvel financiado em nome de terceiros através de contratos de gaveta. O melhor que se pode fazer é transferir a dívida para evitar dores de cabeça e até mesmo a perda do bem.

Se você deseja aprender como comprar seu primeiro imóvel baixe o Livro Negro dos Imóveis. Se gostaria de aprender a ganhar dinheiro investindo em imóveis baixe o livro Como Investir em Imóveis. Se você está com dúvida se comprar um imóvel financiado agora é um bom negócio baixe o Livro Negro do Financiamento de Imóveis.
Novidades no Clube dos Poupadores:
Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:

LINKS PATROCINADOS
Custom Search

Comentários